A China quer eliminar os carros das suas cidades, parece uma tarefa impossível mas partindo do zero não é. A Great City vai ser construída em volta de grandes prédios com capacidade de 80 mil pessoas cada um.
Projetada para ser uma área rural fora de Chengdu, a Great City vai permitir aos moradores o acesso a uma zona de jardins e vegetação que compõe 60% da área total da cidade.
A empresa de Chicago responsável pelo projeto, Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, assegura que a cidade vai usar 48% menos de energia e 58% menos de água do que uma cidade tradicional do mesmo tamanho. Produzirá também 89% menos resíduos de aterro e gerará 60% menos dióxido de carbono.
O projeto aborda o problema de excesso de população e poluição, recorrendo à aglomeração de pessoas em habitações verticais e ao cultivo de alimentos perto de casa. “O projeto foi feito para tentar resolver algumas das questões mais urgentes do nosso tempo, incluindo a necessidade de desenvolvimento sustentável e a vida urbana densa a um custo que as pessoas possam pagar”, disse Gill.
A Great City pretende ser uma cidade vertical que permite aos habitantes viverem em harmonia com a natureza. O objetivo é mostrar que as cidades não tem necessariamente de poluir e viver alienadas da natureza. Espera-se, assim, que esse seja um bom lugar para viver, trabalhar e criar uma família.
http://www.engenhariae.com.br/meio-ambiente/china-planeja-construir-cidade-sem-carros/
Sensacional! Consciência com a mãe natureza para salvar o nosso planeta. Ainda resta uma esperança de combate ao atual capitalismo selvagem que se não o frearmos nos levará em curto espaço de tempo a situações caóticas de sobrevivência.